Gestão Ágil na sua empresa. Em que estágio está?
- laboincorp
- Jul 1, 2023
- 3 min read
Updated: Jun 25, 2024

Atualmente ouvimos muito falar sobre os termos Agile ou gestão ágil dentre outras terminologias que estão ligadas ao mundo ágil.
Quem é da área está acostumado e sim, vivenciando o que é agilidade na prática.
Porém ainda temos muitas empresas, principalmente no interior do meu estado que é São Paulo (deixando claro que está relacionado ao meu campo de atuação) que ainda não conhecem ou muito pouco sobre o tema.
Dessa forma queria trazer aqui um simples e sucinto resumo do que vem a ser agilidade e como ele pode ajudar sua empresa a obter melhores resultados.
Agilidade é definido como a forma de realizar atividades de forma mais rápida. Ponto.
Se trouxermos isso para o Agile (termo que define a gestão de projetos ágeis), definimos como a forma de gerir projetos que visa a obter resultados mais rápidos.
Não vamos confundir com o conceito com o desenvolver as atividades mais rápido sem se preocupar com qualidade, na verdade é o contrário.
Para mim gestão ágil se entrelaça com o Lean Six Sigma, ou seja, Gestão ágil serve para te oferecer feedback mais rápido de um projeto e assim ajudar a eliminar processos que não geram valor ao seu cliente.
Surgiu no campo de desenvolvimento de software, onde antes o modelo de gestão de projetos em cascata (aquele onde uma fase se inicia apenas ao término da outra) acabava trazendo respostas ao fim do projeto e em caso de necessidade de alterações, surgia outro projeto. Em resumo, mais custos, mais tempo consumido.
Na gestão ágil se desenvolve essas fases sem necessariamente, a necessidade de esperar o término da outra.
E como podemos implantar isso dentro de empresas que não estão relacionadas com o desenvolvimento de softwares?
Hoje está sendo disseminado em várias áreas, onde inclusive algumas já oferecem até os seus próprios manifestos, como por exemplo, marketing, R.H. e vendas, além óbvio da gestão de projetos.
Umas das framework (estrutura de trabalho) muito cultuadas na gestão ágil e uma das mais conhecidas é o Scrum.
Scrum é uma estrutura de gestão de projetos com alguns artefatos que auxiliam nesse desenvolvimento.
Em um trabalho de consultoria que realizei em uma empresa do setor agrícola, desenvolvemos um trabalho para apresentar a cultura ágil e implementamos alguns desses artefatos que faziam sentido aos envolvidos e que acabaram utilizando nas atividades e assim ajudou a trazer feedbacks mais rápidos para alguns setores, principalmente produção e comercial.
Já são uma empresa ágil? Não vejo assim. Vejo como sendo um processo para isso.
Acredito que o desenvolvimento da gestão ágil dentro das empresas devem passar por uma mudança cultural, o que envolve o escalão mais alto da empresa. Temos hoje estatísticas que apresentam que aproximadamente 30% dos projetos que utilizam cultura ágil são mais eficientes e econômicos para a empresa. Estatística essa que, somente ela, já são suficientes para que no mínimo você queira entender e ver se sua empresa se adapta aos frameworks ágeis.
Entender a gestão ágil precisa da prática. Hoje temos cursos, livros, profissionais especializados no tema. A decisão de buscar cabe a você que gere uma empresa.
O intuito desse texto foi de tentar ajudar pessoas que eu encontrei no interior e que acredito que fora dos grandes centros, existam muitos outras que ainda não entendem o conceito.
Vai atrás e seja ágil. Não vai se arrepender.




Comments